ÉPOCA 1994 – REVISTA SLICK
Quando em Janeiro me desloquei pela primeira vez a Hagen, base do Team Sical em 1994, uma das primeiras preocupações que tive foi a de arranjar uma casa onde pudesse passar confortavelmente todo o tempo fora das competições. A tarefa foi bem mais difícil do que de início pensava e, tanto eu como o Manuel, tivemos imensos problemas em arranjar uma apartamento bom e barato !
Com o tempo tudo se arranja e a preciosa mão do Mark Piedade foi decisiva para que tal se comprovasse.

Uma vez bem acomodado, tudo estava realmente preparado para dar início ao intenso programa de testes que desde Fevereiro se realizariam pela Europa. No entanto nem sempre as situações sucedem como se espera e quando estaria previsto chegarmos à primeira prova com um total de cerca de 4000 Km de experiência num Fórmula 3 a verdade é que eles eram apenas 1500 Km, o que como podem imaginar não me dava aquela confiança que pretendia.
Culpada de tudo isto ... a Neve !!!

Pois é: e ela esteve mesmo presente na primeira prova em Zolder, que aliás viria a ser anulada pois mais parecia que estávamos numa estância de Ski do que propriamente num Autódromo. Apesar de todas estas peripécias esta foi a fase do ano que melhores recordações me deixa.

Desde início do Campeonato que me fiz rodar entre o pelotão da frente e logo na segunda prova em Hockenheim tive o primeiro pódio, que como é de esperar foi uma alegria muito grande. Esta situação repetir-se-ia na 3ª, 4ª,5ª e 7ª provas e com mais uns resultados entre o “top 5” eis-me chegado a meio do Campeonato Alemão na segunda posição. Era o primeiro Rookie no Campeonato e secundava aquele que para mim era o melhor piloto da Fórmula 3 - o Alemão Jörg Müller.

Sensivelmente nesta altura comecei a ser contactado por algumas equipas com especial destaque para aquela que liderava o Campeonato, onde mostraram interesse que com eles disputasse a época de 1995. Esta situação era para mim muito gratificante pois, de praticamente desconhecido no seio dos team de Fórmula 3, era agora tido em consideração pelos chefes das melhores equipas deste campeonato.
O patrão da RSM-FIAT e antigo piloto da Fórmula 1, Dr. Helmut Marko, fez uma abordagem ao meu irmão Nuno, no sentido de se desenvolverem contactos para a próxima época, situação esta que viria a repetir-se nas provas seguintes. No entanto, como será de imaginar, era díficil para o elemento de uma equipa adversária entrar em contacto com o Nuno sem que isso desse aso a enormes comentários no paddock, o que decididamente não seria nada abonatório para mim.

Dois factores tiveram aqui um papel preponderante para que tudo corresse na maior das normalidades. Primeiro o excelente ambiente que se faz sentir no paddock das provas alemãs e segundo, o pretexto de vir ao nosso motor-home beber um café Sical, sem dúvida o melhor que por aquelas bandas poderia encontrar-se !
A segunda metade do Campeonato foi marcada por uma série de problemas que em muito dificultaram o alcançar de boas posições. Fui vítima de problemas mecânicos, da agressividade de alguns pilotos e também de um ou dois erros que possa ter cometido, o que fez que viesse a descer gradualmente desde a segunda posição na tabela até à quinta. Para se ter uma melhor noção bastar-me-á dizer que nas primeiras 10 provas tinha feito 111 pontos, para com 18 provas cumpridas e com duas por realizar ter somado aos 111 somente mais 20.

Eis chegado o último fim-de-semana, com 2 provas por realizar e onde a disputa para o quinto lugar estava ainda aberta entre mim e o Norberto Fontana .
Foram sem dúvida as provas mais renhidas do ano com a luta pelo primeiro lugar a passar pelas mãos de 5 pilotos. Müller, Fontana, Schumacher, Würz e eu próprio.
Da batalha entre mim e o piloto argentino para a posição final eu viria a sair vencedor, em muito graças aos dois pódiums que aí consegui, mas também ao excelente trabalho que tinha realizado em conjunto com o Team Sical durante toda a época de 94.

Em Outubro assinei contrato com a RSM, equipa vencedora do campeonato, e realizei mesmo o G.P. de Macau já nela integrado.
O campeonato acabou e eu fiquei bastante satisfeito com o 5º lugar alcançado pois apesar de não ter ganho a luta para 1º Rookie fui o 1º dos pilotos sem apoio oficial, o que por si só significa muito para mim.
Para 1995 estou integrado na equipa que este ano venceu e espero vir a corresponder ao que de mim é esperado.
Despeço-me e espero que em 95 a história seja ainda melhor, pois terei o maior prazer em repartir com todos vós as minhas alegrias.

Domingo, 04 de Dezembro de 1994